FACSAL

Como acessar

Destaques

Alunos de Direito visitam o Fórum

No dia 20 de março de 2019, a turma de concluintes do Curso de Direito, acompanhada do Prof. Alexandre Doria, visitou o Fórum do Imbuí e acompanhou a sessão da Terceira Turma Recursal, proporcionado uma formação prática dos futuros profissionais que chegarão ao mercado.

Alunos de Direito visitam o Fórum


Curso Capacita Docentes para Utilização de Metodologias Ativas

No dia 18 de março de 2018, no auditório do Centro Universitário, foi realizado pelo prof. Ícaro Matos o II Curso de Capacitação em Metodologias Ativas para os professores da IES.

Fotos Relacionadas

Seminário de Direito do Consumidor

No dia 14 de março de 2019, às 19h00, ocorreu o Seminário "Direito do Consumidor: avanços e desafios", com a participação dos Professores Alexandre Doria e Edinélia Almeida.

Seminário de Direito do Consumidor


Visita Técnica ao Fórum Criminal

Os Alunos do Curso de Direito da FACSAL visitaram o Fórum Criminal, com o objetivo de apreender a rotina e os procedimentos inerentes à prática jurídico-penal.

Visita Técnica ao Fórum Criminal


Visita Técnica ao CEJUSC

Os alunos do Curso de Direito da FACSAL visitaram o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) das varas Cíveis, de Consumo e Família, com a orientação do Professor Alexandre Doria.

Visita Técnica ao CEJUSC


Aula prática com coração de boi no curso de fisioterapia

No dia 20 de fevereiro de 2019 foi realizada no Laboratório de Anatomia uma aula prática ministrada pela Prof.ª Leila Valverde, da disciplina "Anatomia dos Órgãos e Sistemas".

Dentro do assunto "Sistema Cardiovascular", os alunos dos 2º e 3º semestres de Fisioterapia tiveram oportunidade de manusear um coração de boi fresco. Com muito entusiasmo, os estudantes exploraram todas as estruturas morfológicas deste órgão vital, assim como suas diferentes texturas, coloração e espessura dos tecidos, reforçando, portanto, os conceitos e conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

Fotos Relacionadas

Alunos de Nutrição colocam a Teoria em Prática

No dia 19 de fevereiro de 2019, os alunos do 2º e 3º semestre do curso de nutrição realizam a 1 ª aula prática da disciplina de Técnica Dietética. Nesta aula foram abordados os temas de pesos e medidas dos alimentos. Uma aula muito enriquecedora onde a teoria foi colocada em prática!

Alunos de Nutrição colocam a Teoria em Prática


Estatística na Prática

Dia 02 de fevereiro de 2019 - Sempre inovando, o curso de Administração da Facsal levou os alunos para uma aula prática de estatística no laboratório de informática, sob a orientação da professora Viviane Garrido.

Estatística na Prática


Professora Vanessa participa de Seminário de Direito Internacional

A OAB da Bahia, através da Comissão de Direito Internacional, promoveu o seminário Direito Internacional na Prática.

A professora Vanessa de Matos Ferreira, que tratou do tema Governança Corporativa e Compliance no âmbito da OEA/OCDE, destacou que o avanço das comercializações internacionais trouxe muitas possibilidades, mas também consequências negativas, sobretudo casos de corrupção que fizeram com que os países revissem suas ações de governança. "Foram firmados diversos acordos internacionais nos quais esses países se comprometeram a modificar seus ordenamentos e focar na cooperação jurídica internacional para combater a corrupção".

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

Fotos Relacionadas

Audiência Simulada Trabalhista

No dia 01 de novembro de 2018, a turma do 7/8 semestres do curso de Direito da FACSAL, com a orientação do Professor Aquiles Mascarenhas, realizou a Audiência Simulada Trabalhista.

O evento resulta da compreensão dos conhecimentos produzidos sobre o Direito do Trabalho.

Fotos Relacionadas

Serviços para a Comunidade

No dia 29 de setembro de 2018, foi realizado um grande evento para a Comunidade onde diversos serviços foram ofertados de maneira gratuita, com a participação de vários órgãos da Prefeitura e do Estado, além do apoio dos alunos de vários cursos da Uniceusa e Facsal.

Serviços ofertados pelo poder público:
Centro de Zoonoses: Castração de animais e vacinação, recreação com crianças e outros serviços.
Codecon: Palestras sobre superendividamento.
Coelba: Atendimento com serviço de Vale Luz - Troca de materiais recicláveis para ter descontos na conta de luz.
Embasa: Atendimento de Esgotamento Sanitário e Negociações de Dívidas.
Secretaria da SaúdeSMS: Orientações de Escovação Bucal e Detecção e Prevenção de Câncer de Língua.

Serviços ofertados pelos cursos das Instituições:
Direito: Consultoria em Direito Civil, especialmente Direito de Família, e Direito do Consumidor com a participação dos integrantes do Balcão de Justiça e Cidadania e do EAJ.
Enfermagem: Aferição de Pressão, teste de glicemia capilar e Índice de massa corporal- IMC. Além de orientações sobre controle de peso e PA.
Estética e Cosmética: Revitalização e embelezamento facial, além de orientação sobre cuidados com a pele.
Fisioterapia: Orientação sobre reumatismo, correção postural e alongamentos. Atendimento e orientação a idosos sobre mobilidade, qualidade de vida,  prevenção de quedas e estímulo à memória.
Publicidade: Orientação e capacitação para a inclusão digital em nas redes sociais, facilitando o entendimento e uso responsável  das plataformas Facebook, Instagram e Whatsapp. 
Serviço Social: Orientação sobre o estatuto do idoso e outros direitos, como BPC , direito a gratuidade em ônibus interestaduais e órgãos para denunciar em caso de violência. Plantação de hora comunitária atrás dos muros da Instituição.

Fotos Relacionadas

Visita técnica à CHESF

No dia 02 de outubro de 2018 aconteceu a visita a CHESF/Salvador, com a participação dos alunos do curso de Administração. A equipe de Gestão de Pessoas enfatizou projetos e estratégias fundamentais para o registro e memória da instituição e houve um bate papo com perguntas e respostas direcionadas a palestrante. 

Visita técnica à CHESF


Visita Técnica Projeto Pituaçu Solar

No dia 19 de setembro de 2018, foi realizada a visita técnica ao Projeto Pituaçu Solar, com a participação dos alunos do 1º semestre do curso de Administração. No Centro de Visitação foram apresentados diversos vídeos sobre o projeto e gráficos sobre a captação e geração de energia solar.

Os alunos realizaram doação de alimentos não perecíveis para a Associação de Autistas do Bairro de Pituaçu e Obras Sociais Irmã Dulce, atendendo a solicitação do Projeto.

Visita Técnica Projeto Pituaçu Solar


Visita técnica Guardex

No dia 14 de setembro de 2018, foi realizada a Visita Técnica à empresa Guardex Self Storage, com a participação das turmas do 5º e 6º semestres do curso de Administração. Inicialmente houve uma apresentação da empresa e depois foi realizado um tour nas instalações da empresa que oferece espaços destinados para guarda de volumes e estoques de acordo com cada necessidade, como por exemplo: depósito para a empresa, estoque temporário, guarda móveis, guarda volumes, guarda documentos e self storage (o sistema autosserviço de armazenagem).

Visita técnica Guardex


Visita técnica ao Terraço Verde do Shopping Salvador

No dia 13 de setembro de 2018, foi realizada a visita técnica ao Salvador Shopping  - Terraço Verde, com a participação dos alunos 3º e 4º semestres - Curso de Administração da Uniceusa/Facsal. Os alunos aprenderam sobre  separação dos resíduos (produção de adubo), claraboia (aproveitamento de iluminação natural), central de resíduos (nova etapa de separação dos resíduos onde são prensados e colocados em big bags), UCTR - Unidade Central de Tratamento de Resíduo (espaço onde os resíduos orgânicos são transformados em adubo através de uma tecnologia compacta, flexível e limpos), e conheceram o Terraço Verde (horta inovadora, 100% natural, compacta e inovadora). 

Visita  técnica ao Terraço Verde do Shopping Salvador


Visita Técnica Ao Fórum Rui Barbosa

No dia 13 de setembro de 2018, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, os alunos da UNICEUSA/FACSAL participaram do Projeto Conhecendo o Judiciário.
A visita inicial foi ao Fórum Rui Barbosa. O professor Luciano Bandeira acompanhou a turma. 

Visita  Técnica Ao Fórum Rui Barbosa


VIII Encontro Internacional do CONPEDI

No dia 07 de setembro de 2018, o Coordenador e Professor do curso de direito, Lucas Gabriel participou do VIII Encontro Internacional do CONPEDI, no Grupo de Trabalho de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia, que ocorreu em Zaragoza - Espanha. 

VIII Encontro Internacional do CONPEDI


Núcleo da Prática Jurídica vai além da prática jurídica

No dia 03 de setembro de 2018, na formação acadêmica e profissional de um estudante do direito é preciso ir além da sala, além dos livros, é necessário aplicar o conhecimento adquirido em situações reais de conflito, vivenciar a realidade que será encontrada na rotina da profissão.

O Núcleo da Prática Jurídica da UNICEUSA-FACSAL desempenha essa função, e os nossos estudantes encerram mais uma semana de atendimento, orientação e aprendizado com energia para confraternizar.

Núcleo da Prática Jurídica vai além da prática jurídica


Aula de prática de VNI é um diferencial

Aula de prática de VNI (Ventilação não invasiva) para as turmas do 5/ 6º Semestres do curso de Fisioterapia da FACSAL, com a Profa. Renata Brito. O contato com esses aparelhos na graduação é um diferencial no nosso curso!

Obrigada, Profa. Renata! 

Fotos Relacionadas

Alunos visitam a Petrobrás

No dia 08 de maio de 2018 os alunos de Administração da Facsal participaram de visita técnica na sede da Petrobrás em Salvador sob a orientação da professora Patrícia Couto.

Alunos visitam a Petrobrás


Fisioterapia e pediatria se encontram em um momento importante e divertido

18 de abril de 2018 - Registros da aula prática de Fisioterapia aplicada a Pediatria: descobrindo formas de "tratar brincando" as crianças com mielomenigocele, patologia que afeta a medula de bebês e provoca sequelas que comprometem seu desenvolvimento motor. Momento de muita diversão e aprendizado!!!

Fotos Relacionadas

Minicurso de Direito Constitucional

Nos dias 13 e 14 de abril de 2018, o Professor Cristian Sousa realizou o minicurso de Direito Constitucional com foco no Mandado de Injunção e na Ação Popular. O evento contou com ampla participação discente.

Minicurso de Direito Constitucional


Preparação para o futuro profissional

11 de abril de 2018 - Os alunos no estágio de Ortopedia e Traumatologia Hospitalar tem contato com diversos casos interessantes e poucas vezes abordados na vida acadêmica, como a assistência a pacientes com tração trans-esquelética e fixadores externos, aparelhos tão temidos por eles e, que de fato os amedrontam no primeiro momento.

Nessa vivência , sob supervisão da professora aprendem como manejar o paciente ofertando o tratamento adequado.

Dessa forma, saem do estágio preparados para, no futuro, na vida profissional atender com excelência esse perfil de paciente, sendo este um diferencial na sua formação.

Fotos Relacionadas

Joadla Paixão - estudante de Fisioterapia

Estudante de Fisioterapia e futura Fisioterapeuta especialista em Neuropediatria

Me chamo Joadla da Paixão de Jesus, 22 anos, casada. Sou de Cairu-BA, caçula de seis irmãos que ainda moram no interior e eu aqui em Salvador. Sai de lá com 18 anos em busca de um sonho: trabalhar para ajudar minha mãe e cursar uma faculdade.

Com 20 anos, trabalhando em um mercadinho, vi uma jovem passar toda de branco com vários livros nas mãos. Comecei a observá-la todos os dias, passava pela manhã e só retornava à tarde. Tomei coragem e perguntei o que e onde cursava, foi quando ela me falou que estudava na FACSAL. Comecei a pesquisar sobre a faculdade e a vi como a porta para realizar o meu sonho. Hoje estou no quinto semestre de Fisioterapia, e me sinto no caminho certo, cada dia mais apaixonada pelo curso.

Trabalho com crianças na igreja desde meus 14 anos e sinto meu coração bater forte quando estou em sala na aula de Neuropediatria. Hoje já sei o que quero para meu futuro, ser uma fisioterapeuta especializada em Neuropediatria. Na maioria das horas vagas quando não estou estudando, estou com elas. As crianças enchem minha vida de alegria.

No interior via muitas crianças com algumas doenças que necessitavam da Fisioterapia, porém não tinham acesso a este recurso, e quando tinham era apenas para receber o alívio da dor. “Hoje vejo a Neuropediatria de outra forma, percebo o quanto esta área é ampla e como a fisioterapia vai além de tratar sintomas, identifica a causa e a trata.”

1. Quando você optou por cursar Fisioterapia? Qual foi o fator predominante?
Há três anos, quando vi minha mãe com muitos problemas de saúde e muitos deles relacionados à mecânica do corpo. Acompanhei-a por algum tempo na Fisioterapia e isso me motivou a cursar para que um dia eu mesma pudesse oferecer este acompanhamento à minha mãe.

2. Qual área pretende seguir carreira?
Pediatria

3. Na sua visão, qual a real importância da Fisioterapia para a sociedade?
A Fisioterapia tem sido de suma importância para sociedade atual, onde se observa a dificuldade que as pessoas têm em manter a qualidade de vida. Então a vejo como o responsável de oferecer qualidade de vida para essas pessoas independente de terem ou não alguma patologia. A Fisioterapia é o fator preventivo para a sociedade moderna viver bem.

4. O que você acredita ser um diferencial da UNICEUSA FACSAL perante as outras faculdades?
Nunca cursei em outras faculdades, porém tenho orgulho de cursar nessa instituição diante do que já ouvi de outras pessoas de outras faculdades.
O contato direto que temos com a coordenação, acesso fácil aos livros na biblioteca, ou na biblioteca virtual, laboratórios bem equipados com sala de informática à disposição dos alunos nos três turnos, tudo isso faz com que a UNICEUSA FACSAL seja um diferencial perante as outras faculdades. Além da qualidade do ensino, onde temos professores qualificados e reconhecidos, sempre dispostos a compartilharem suas experiências de trabalho e vida.

5. O que você acha que pode ser feito para conscientizar a sociedade a respeito da importância do trabalho do Fisioterapeuta?
Acredito que primeiramente a boa qualidade do serviço oferecido. Depois campanhas, participações em programas de rádio e TV como já têm acontecido. Mostrar sociedade que a Fisioterapia não é um recurso que se busca quando o problema já está instalado, e sim um recurso que pode trabalhar e muito na prevenção de muitos problemas que envolvem a biomecânica do corpo.

6. Cite um livro essencial para o estudante de Fisioterapia.
Cinesiologia do aparelho musculoesquelético de Donald A. Neumman.

Joadla Paixão - estudante de Fisioterapia


Profa. Aliger tem mais um artigo publicado em livro

A Profa. Aliger Pereira participou do lançamento de livro em que tem um artigo publicado no Fórum Social Mundial.

O livro fala sobre Educação e Produção do Conhecimento e o artigo dela fala sobre Intercâmbio de Estrangeiros. 

Fotos Relacionadas

Profa. Debora – Curso de Neuroanatomia

Depoimento da Profa. Debora sobre a Turma de Neuroanatomia do Curso de Fisioterapia

Hoje eu me vi tão feliz com o resultado de meu trabalho como fisioterapeuta e docente na turma de Neuroanatomia da FACSAL. Tivemos aula de laboratório sobre macroscopia do telencéfalo e ao final desafiei alguém da turma que se sentisse seguro em retransmitir todo o conteúdo para a turma oralmente e o aluno Mateus fez isso lindamente e me encheu de alegria e satisfação. Ao ver ao final de uma aula o resultado da pedagogia aplica o método e o empenho de transmitir o conhecimento para uma turma e ai final ver tão bom resultado. O prêmio para esse aluno que explicasse o conteúdo da aula foi uma cópia do livro de Neuroanatomia de Angelo Machado que eu tinha em casa e queria entregar a alguém que fizesse um bom uso.

Esse alguém foi Mateus!

Eu sei que nas mãos de Mateus essa simples cópia de um livro será muito útil e sei que um pouco do meu conhecimento irá contribuir para a formação de um excelente profissional. 

Prof. Lucas Gabriel lança livro de direito penal


Aula de anatomia dos sistemas abre corações

O coração é considerado, dentre os mais antigos, como o centro da vida e foi retratado, inclusive, em pinturas rupestres. Conhecer mais sobre este órgão foi a proposta desta aula prática realizada com  ​o​s alunos do curso de fisioterapia da UNICEUSA/FACSAL.

Uma vez que o coração humano é relativamente pequeno para visualizar de forma satisfatória determinadas estruturas e, principalmente, devido às questões éticas que envolvem a aquisição deste tipo de material, utilizamos o coração de boi, que é bem parecido com o nosso!

Os alunos amaram!!!

Fotos Relacionadas

Ele ganhou uma bolsa 100% e agora está pronto para ganhar o mundo

Willian Lisboa era estudante de Direito em outra faculdade de Salvador, ao saber do Concurso de bolsas Sua Faculdade se interessou em mudar para o UNICEUSA (na época IBES) e se deu muito bem; prestou o concurso e ganhou bolsa integral.

Conheça um pouco mais da trajetória, sonhos e opiniões de Willian Lisboa.

Qual foi a sua principal motivação para mudar de faculdade?
A princípio, o custo-benefício, pois fui contemplado com a bolsa de 100% no concurso de bolsas da própria faculdade. Além do mais, ouvia falar muito bem da instituição, um grande motivo para me impulsionar a fazer a mudança de faculdade.

Como é sua relação e qual a sua visão sobre a coordenação do curso?
A relação é bem próxima, coordenação presente e atenciosa. No meu segundo semestre me deu total apoio e me auxiliou em um artigo científico para concorrer em um congresso da múltipla de Direito Civil e Processo Civil.

Por que você quer ser um bacharel em Direito?
A realização de um sonho. O curso de Direito é o curso com o qual mais me identifico. Sou apaixonadíssimo pelo Direito penal, e sempre tive vontade de prestar concurso para Delegado ou Investigador da Polícia Civil.

Qual área do Direito você pensa ou já decidiu seguir carreira?
Direito penal é a minha paixão. A carreira dentro do Direito é bem difícil de escolher, pois são tantas possibilidades que o curso abrange, uma melhor que a outra.
Mas, o sonho de ser Delegado / Investigador faz com que eu me identifique mais com o Direito Penal. Sendo que, estou um pouco pensativo, e me deliciando (no pensamento) um pouco com a arte de ser professor universitário, o que também tenho vontade de ser.

Muitos dizem que o mercado da advocacia já está saturado. Você concorda? 
Concordo, realmente está saturado. Mas, saturado de pessoas que não se dedicam o suficiente, que não tem ética profissional. Temos muitos bacharéis em direito que não conseguem nem a aprovação na OAB, e muitas vezes, por falta de dedicação. Tem que ter diferencial, focar em áreas específicas que goste e que irá te fazer reconhecido pelo seu trabalho.

O que te surpreendeu ao conhecer na prática o UNICEUSA FACSAL?
A coordenação do curso, pois é bem presente. A prática jurídica você presencia desde o primeiro semestre, no balcão de justiça. Estrutura excelente, biblioteca com livros atualizados a cada semestre.

Quais as principais diferenças que você percebeu do ensino superior para o ensino médio?
A dedicação precisa ser maior, o pensamento agora não é mais passar no vestibular dos sonhos e começar a fazer o curso que sempre quis, mas sim, a profissão que me acompanhará para o resto da vida.

Considera o seu curso, um curso difícil? Por quê?
Não que seja difícil, mas exige uma dedicação imensa. Leituras constantes, pois o Direito é mutante, vive em constantes alterações. O Direito precisa acompanhar as mudanças sociais. A justiça precisa ser concretizada da maneira legal. Apesar de tudo, é um curso encantador.

Recomenda o UNICEUSA? Por quê?
Recomendo. Pois a faculdade é extremamente organizada, biblioteca atualizada, salas de informática, toda estrutura necessária para a formação de profissionais comprometidos e competentes. Não sei nos demais cursos, mas o curso de Direito os professores são excelentes, comprometidos, buscam o crescimento real dos alunos. Na UNICEUSA FACSAL, ou você sai sabendo tudo, ou você é um aluno que não quer nada com a vida e não aprende nada.


NOTA DE PESAR

A comunidade acadêmica comunica com pesar o falecimento do Professor Carlos Santana Bittencourt no dia 20 de Julho de 2017.

Profissional de gabarito deixará saudades entre seus pares e familiares.


Limpe e Proteja o seu Pendrive

Antes de começar será necessário que você faça o backup de todos os seus arquivos, dessa forma, você não correrá o risco de perder nada.

Este procedimento ajuda a proteger o seu pendrive contra vírus. Recomenda-se que antes de realizá-lo que seja feito um backup do seu pendrive. Para fazer o backup, crie uma pasta no HD e copie todo o conteúdo para lá, ao final do procedimento copie de volta para a pasta de trabalho no pendrive.

Saiba mais no seguinte link:
Procedimento de Proteção de Pendrives contra Vírus


Aula prática no Laboratório de Química

13/09/2017 - os alunos de Engenharia Civil - FACSAL participaram da aula Teste de Chama no laboratório de química, com ênfase no conceito de Estrutura Atômica. Foram utilizadas soluções de sais diluídas e disponibilizadas nas chamas dos queimadores (Bico de Büsen), que usam a combustão do gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha) e o ar.

Os alunos observaram a mudança de coloração de acordo com os respectivos sais usados, como os sais de ferro, cobre, lítio, potássio, cálcio, bário e sódio. Naquele momento,  puderam aprimorar os estudos teóricos desenvolvidos em sala de aula.  Foi um sucesso!  

Fotos Relacionadas

Professora Dra. Aliger dos Santos Pereira defende Artigo Inédito

A Professora Dra. Aliger dos Santos Pereira do curso de Administração do IBES/FACSAL defendeu artigo inédito em audiência pública para o cargo de Professora Titular da UNEB. O artigo falou sobre o mercado de cursos tecnológicos na cidade de Salvador e foi aprovado pela banca com louvor.

Fotos Relacionadas

Professor Lucas Gabriel lança livro de direito penal

O Professor e coordenador do curso de direito da Facsal, Lucas Gabriel, lança livro esclarecedor sobre um tema atual e relevante. Através da crítica sobre a relação entre autonomia e Direito Penal, o livro parte da análise das construções dogmáticas sobre a teoria do delito para sugerir uma proposta normativa de recuo da tutela penal nos casos de participação em autocolocação em perigo e heterocolocação em perigo consentida, com foco nas condutas imprudentes de trânsito.

Prof. Lucas Gabriel lança livro de direito penal


Conheça o Bernardo

A IBES FACSAL é a minha faculdade, a faculdade do Bernardo e pode se tornar a sua faculdade. Aqui fazemos questão de conhecer cada um dos nossos alunos. Coordenação de cursos e direção são acessíveis a todos.

Ao longo desse ano, contamos a você em nossos sites e redes sociais, histórias de diversos alunos e ex-alunos para que você conheça um pouco mais da IBES FACSAL e de quem faz parte desta comunidade.

O personagem real de hoje é o Elson Bernardo, aluno do 4º semestre de Enfermagem. Ele cursava Direito, mas após uma determinada situação familiar mudou para Enfermagem: “O ato de cuidar sempre me chamou bastante atenção, porém não tinha certeza do que queria. Certo dia, meu pai teve Câncer e isso mexeu comigo, queria poder fazer algo não só por ele como pelos outros, acabei largando o curso de Direito e fui para área da saúde; o que não me arrependo”.

Sobre a escolha pela IBES FACSAL, ele diz: “É de fácil acesso, professores muito bem qualificados e uma faculdade muito bem avaliada em diversos cursos. O fato de querer formar bons profissionais prontos para atuar em diversas áreas, a atenção que a faculdade dá aos alunos se mantendo sempre atualizada nos conteúdos didáticos e normas, além da estrutura de qualidade”. E completa dizendo: “A IBES FACSAL é uma faculdade que abraça você, por isso tem esse bom convívio com todos os funcionários e colegas”.

Bernardo pretende levar os serviços de saúde a quem não tem, ser um profissional qualificado e referenciado. Falando em referências... “A faculdade se preocupa com os alunos proporcionando uma estrutura para que os alunos já possam ter contato com os pacientes e a prática sempre supervisionados por um profissional de forma que irá conduzi-lo da forma correta para assim já adquirir a noção necessária para ser um profissional bem qualificado e com ótimas indicações. Todos os meus professores são profissionais bem capacitados, e se futuramente eu for igual a qualquer um deles serei bem-sucedido na minha carreira”.

Bernardo pretende ainda trabalhar em fundações como a FUNAI, para contribuir com o seu povo, pois é de origem indígena.

Se você também quer fazer a diferença, ser um profissional qualificado e busca uma faculdade que lhe ofereça isso de modo acessível, venha para a IBES FACSAL!

Conheça o Bernardo


Emília & Penélope

Quem vê Emília Galende dirigindo Penélope, um Fusca rosa todo estilizado, que até cílios possui, passando pelas ruas de Salvador, num primeiro momento pensa logo: “Nossa, que carro legal” ou então “Nossa, que patricinha”.

Aqui na IBES FACSAL a gente gosta (faz questão), de conhecer de cada um dos nossos alunos. O carro da Emília sempre chamou muita atenção de todos aqui, não somente pela cor como também por ser um veículo personalizado nos mínimos detalhes. A partir disso, resolvemos conhecer um pouco mais da nossa querida estudante de Direito.

Emília está no primeiro semestre do curso de Direito e quase concluindo Psicologia em outra faculdade. “Eu tinha dois sonhos desde a adolescência: ter um fusca e cursar Direito”. Agora, ela está realizando os dois.

Na outra faculdade, Emília se interessou muito pela área da Psicologia Jurídica. Juntou este interesse ao antigo sonho e resolveu iniciar o curso de Direito na IBES FACSAL, no primeiro momento apenas pela localização da faculdade. Sem referências de amigos ou professores, ela chegou até nós e para alegria de todos e felicidade geral da nação IBES FACSAL, Emília é só elogios à sua nova casa: “Nunca vi uma faculdade tão organizada e uma coordenação tão próxima dos alunos. Eu mando um e-mail e às vezes Fernanda (a coordenadora) responde na mesma hora”. Ah Emília, você que é encantadora.

A Emília é uma futura psicóloga, estudante de Direito, mãe, filha, integrante do @fuscariaba - o clube do Fusca de Salvador. Pretende chegar ao cargo de juíza onde quer se realizar profissionalmente aliando a Psicologia a área jurídica e desenvolver um trabalho pautado em atitudes humanitárias, fazendo prevalecer a lei e respeitando os direitos e individualidade de cada envolvido.

Questionada sobre os requisitos básicos que uma faculdade deve ter, ela é categórica: “Organização interna, regularização junto ao MEC, corpo docente atualizado, proximidade entre a direção / coordenação e os alunos”. Suas referências na área jurídica são os seus professores Francisco e Emanuel Vinícius.

Quem ainda não teve a oportunidade de ver Emília e Penélope no estacionamento da faculdade pode encontrá-las por aí junto às colegas de curso e amigas Clara e Luíza ou toda terça às 20h no encontro do @fuscariaba na orla de Piatã.

 

Fotos Relacionadas

FISIO em FOCO traz Professora Karen Trippo para falar sobre RPG-CI

28 de outubro de 2016 - O curso de fisioterapia da Facsal recebeu a Profa. Karen Trippo falando sobre a técnica RPG-CI. Foi um momento de grande honra para a Facsal, tê-la conosco já que é uma ex-professora e amiga da instituição.

No evento, ela explicou sobre a técnica, discutiu conceitos atuais e ainda aplicou em um de nossos alunos.

Agora em Novembro teremos o ultimo Fisio in Foco do semestre. Fiquem atentos!

Fotos Relacionadas

Dia dos Professores: Entrevista com Professora Ana Paula

Ela chegou até a IBES FACSAL como aluna do curso de Publicidade e Propaganda e hoje leciona uma disciplina neste mesmo curso, Comunicação de Marketing.
Torcedora fanática do Vitória, adora postar os seus looks no Instagram, madrinha de 5 crianças, ela passou o último dia 12 jogando pega varetas.
Conheça mais ou simplesmente conheça a professora Ana Paula.

Enquanto estudante, você se via como professora um dia?
Eu era daquelas que organizava grupos de estudos, sabe? E depois de formada comecei a dar palestras em algumas faculdades, inclusive na IBES FACSAL. Foi quando percebi que gostaria de lecionar.

Qual o maior desafio da profissão?
Atender a expectativa dos alunos. Ensinar é uma responsabilidade muito grande.

E a maior recompensa?
Ter o reconhecimento dos alunos.

Fale um pouquinho da sua trajetória estudantil na faculdade.
Falar um pouquinho vai ser difícil, mas vou tentar resumir (risos).
Decidi entrar na faculdade assim que terminei meus estudos na escola, no último ano escolhi o curso de Publicidade e Propaganda e a IBES FACSAL foi a melhor opção, analisando custo x benefício. Na época pagar a faculdade era muito difícil, mas eu tinha uma bolsa de 50% da empresa que eu trabalhava (Extra Hipermercados) e isso me motivou a começar logo.
No primeiro semestre tinha dúvidas quanto ao curso, mas já no segundo semestre tive professores que fizeram a diferença e isso me ajudou a gostar da área. Foi nesse semestre que conheci Paloma (Paloma Branco – coordenadora pedagógica), que virou minha referência na área de atendimento e contribuiu com o rumo que eu tomei na profissão.
Foram 4 anos bem puxados, trabalhando no Extra sobrava pouco tempo para estudar, mas sempre encontrei uma faculdade que me apoiava e me ajudava a continuar. Tive a oportunidade de estudar com os melhores professores da área.

O que a professora Ana Paula faz nas horas vagas além de torcer para o Vitória?
Ahhh, meu lazer favorito este, realmente estádio é a minha paixão. Mas não tenho muitas horas vagas rs. De segunda a sexta sou executiva comercial da Eletromidia Salvador e isso ocupa boa parte do meu tempo. Quando não estou no estádio, leio um livro, assisto minhas séries, viajo ou estou com meus afilhados (são 5 rsrs).

Qual foi a pesca / cola mais hilária que você já flagrou?
Hummm, ainda não tive essa chance. (risos)

A professora Ana Paula se espelha em alguém para lecionar? Quem?
Ahhhh, essa é fácil... Paloma Branco com certeza é meu espelho e meu exemplo. Toda paciência que ela tinha para ouvir os alunos eu tento exercitar em sala de aula.

Dia dos Professores: Entrevista com Professora  Ana Paula


Sucesso no último Fisio in Foco

Nosso último Fisio In Foco foi um show! Tivemos a presença de Joana Mascarenhas falando sobre o Método Pilates e os alunos ficaram encantados. Teve demonstração prática, teórica e até sorteios de brindes e desconto em Curso de Formação do Método!

Foi muito bom!!! Fiquem atentos aos próximos!!!

Fotos Relacionadas

Aula Prática de Avaliação da Coluna

Nome do professor: Joabson Bêribá 
19/09/16 - O Professor Fisioterapeuta e Osteopata dividiu com a turma sua experiência em uma aula prática superimportante!

O tema da aula foi "avaliação da coluna vertebral e da mobilidade da coluna torácica", onde os alunos aprenderam e puderam realizar a palpação da mobilidade das vértebras torácicas.

Aprender a avaliação da coluna torácica, baseada na sua anatomia, palpação e identificação da mobilidade dão ferramentas para o aluno estabelecer condutas apropriadas ao tratamento das possíveis disfunções do movimento nessa região.

Fotos Relacionadas

Alunos da FACSAL prestam Atendimento Jurídico no Escritório de Atendimento Jurídico da Faculdade

Funcionando desde 2012 junto à comunidade da Boca do Rio e Imbuí, o EAJ já realizou milhares de atendimentos orientando a população e intermediando conflitos.

Este semestre os grupos 1 e 2 do sétimo e oitavo semestres da Facsal brilharam em suas atuações.

Fotos Relacionadas

Coordenador de Direito Participa de Encontro Internacional

Em outubro de 2016 o Professor Lucas Gabriel Costa, Coordenador do Curso de Direito da FACSAL, participou do V Encontro Internacional do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, que ocorreu na Facultad de Derecho - Universidad de la República, em Montevidéu-Uruguai.

Coordenador de Direito Participa de Encontro  Internacional


Rafaela Souza e sua hashtag #OrgulhodessaCampeã

Rafaela Souza se tornou Fisioterapeuta pela IBES FACSAL em 2014. De lá pra cá já fez cursos de extensão em drenagem linfática manual, massoterapia e pilates.

Rafa é uma mulher que gosta do que faz, trabalha em duas clínicas e ainda teve tempo, garra e fôlego para montar o seu estúdio: o Movi & Ment Espaço Saúde, que fica no centro da cidade em frente a Biblioteca Central.

Lá no Movi & Ment dá para cuidar do corpo todo, com valores super acessíveis para os serviços de Fisioterapia, Massoterapia, Drenagem, RPG e Estética.

Mas voltando à nossa querida Rafa, ela diz: “Agradeço a Deus por tudo que sou e tenho, levo comigo uma gratidão enorme pelos meus professores, amigos que conquistei em toda a minha trajetória e pela minha eterna casa FACSAL; sem esta, esse sonho não seria concretizado de tal forma.

Rafaela sabe que toda trajetória tem percalços e que nada acontece da noite pro dia: “Estou no início da minha caminhada, pretendo me qualificar cada vez mais e acompanhar as tendências do mercado.

“É difícil a realização de um sonho, mas nada é impedido quando colocamos à nossa frente uma meta e batalhamos para realização desta. É preciso ter força e coragem para enfrentar as derrotas, mas no fim será um campeão.”

E você já é uma campeã, Rafaela Souza! #OrgulhodessaCampeã

Rafaela Souza e sua hashtag #OrgulhodessaCampeã


O Valor de um Simples Ato

Paciente de 34 anos, admitido recentemente na Clínica Escola, vítima de lesão medular por arma de fogo há 5 anos, relatou a sensação de ficar de pé pela primeira vez após acidente.

Utilizou como recurso mecânico a prancha ortostática, aparelho que permite deixar o paciente em pé com segurança, além de proporcionar vários estímulos proprioceptivos e melhora da autoestima.

"Tem mais de quatro anos que não fico em pé... Que sensação boa de liberdade! Há muito tempo não sinto isso, estou​​​ muito feliz​!"
Diogo D​uarte, 34 anos ​ - paciente da Clínica Escola​,  ​ vítima de lesão por arma de fogo.

Fotos Relacionadas

Professor Fabiano lança mais um Livro

O professor Fabiano Oliveira lança na próxima terça (26 de julho de 2016) o livro “Denise Tavares”, que faz parte da coleção Gente da Bahia, uma edição da Assembleia Legislativa da Bahia. Neste que é seu terceiro perfil pelo selo, divide a autoria com a jornalista Aurora Vasconcelos, conta a trajetória da fundadora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. É também lá que acontece o lançamento às 17hrs.

Entrada e livro grátis.

Fotos Relacionadas

Entrevista com @johndrops, o Aluno Celebridade - Parte I

Ele foi retuítado, mencionado e curtido por Katy Perry, Sabrina Sato, Lady Gaga e Blake Lively. Ele é a Kimberly, o @johndrops, o João Paulo França. E ele é aluno IBES FACSAL.
Não somos a Revista Vogue, mas também fizemos uma entrevista com ele e vamos dividi-la em duas partes. A primeira você lê agora!

João Paulo, como surgiu o nome e o personagem John Drops?
Surgiu com uma professora de Inglês do colégio que adorava me chamar de John. A partir daí adotei esse apelido.
Em 2007 tinha um blog onde contava os bafos das celebs americanas que se chamava "Drop's de fofocas". Ao criar minha conta no Twitter, achei que "John Drops" era um nome divertido e passava a ideia do personagem.

Hoje, você já tem quase 500 mil seguidores (500k) no Instagram. Mas você se lembra ao certo com qual publicação o seu perfil começou a bombar?
Em 2011 conheci o Instagram. Resolvi criar minha conta com o user @Johndrops, afinal alguns gatos pingados da internet já me conheciam assim. No insta, sempre gostei de postar coisas divertidas e gerar um conteúdo único.
No mundo onde as pessoas só sabem falar de: "Tenho isso", "tenho aquilo", "você não tem", me questionei sobre o que é ter significância tanto no mundo real quanto no virtual. Foi aí que assistindo um red carpet de uma premiação, vi a RYCA feat. RAINHA DAS POLÊMICAS Kim Kardashian, usando um vestido super caro de uma grife, que por sinal, lembrava muito um tapete daqui de casa (risos).  Daí que pensei: ‘Eu também posso me sentir uma diva sem precisar afetar minha condição financeira’ (ironia, claro!). Tirei a foto comparando os looks e foi aí que a população virtual e offline conheceram de vez o John Drops.

Você cursa Publicidade e Propaganda na IBES FACSAL. Quais os principais conhecimentos adquiridos na faculdade que levou para o @johndrops?
Sempre soube que queria trabalhar na internet, mas não sabia como. É louco você achar que pode “ganhar dinheiro sentado na frente de um computador, celular, tablet”. Então descobri o curso de Publicidade e Propaganda e como hoje a internet é uma ferramenta MUITO FORTE para a comunicação direta com determinados públicos.
Hoje como um profissional do meio digital, me tornei um veículo de comunicação e acabo trabalhando com grandes marcas. A faculdade me ajudou a levar maturidade para essa "brincadeira" e traçar planos de comunicação para cada público. Não gosto de oferecer apenas um perfil com quase 600 mil seguidores, as mostrar que tenho um conteúdo e um público legal. Para isso, precisei estudar.

Existe uma turma publicitária que é contra a adoção de memes pelas marcas. Você concorda ou acha que as marcas devem sim aderir ao meme do momento?
É preciso traçar planos e metas para que as marcas saibam como interagir com o seu público / consumidor. Concordo que uma marca que tem como política se comunicar de uma forma mais séria não seria de bom gosto usar um "Sabe de nada, inocente". Mas por que não, uma marca de micro-ondas usar como OPORTUNIDADE um "Eita Geovana, o forninho caiu."? Acho que como profissionais precisamos olhar as oportunidades. 

Entrevista com  @johndrops, o Aluno Celebridade - Parte I

Entrevista com @johndrops - Parte 2

Qual professor ou professora arrasa nos looks?
Sem dúvidas a professora Paloma, minha gente! haha

Qual professora, você olha e diz: "Miga, sua louca!" ?
Ainda pretendo pegar meu diploma. hahaha <3

Se existe, qual rede social você está por obrigação? E qual a sua preferida?
Não existe obrigação. Gosto de conhecer tudo e olhar as oportunidades de como interagir como o público através de uma mídia inovadora. Então uso do Tinder (Não dou crush em ninguém) até Fotolog (saudade). Mas tenho um amor pelo Instagram, gente.

Você, hoje, é um digital influencer (ou "dijitau ynfruencêr"), chegou até a participar de programas nacionais de TV. Acredita que se tornar um digital influencer é uma coisa que simplesmente acontece ou que se trabalhar para isso?
Comigo meio que aconteceu. Mas depois tive que estudar muito e levar essa brincadeira a sério, pois hoje todo mundo pode se tornar um Digital Influencer; tira foto usando uma Chanel ou postando foto de sunga no Farol da Barra. Mas o que as marcas procuram para uma parceria forte é saber o que você pode entregar além de likes.
Hoje as pessoas conhecem o John Drops em movimento. Hoje posso mostrar algo além do que fotos e vídeos curtos. Acredito, por exemplo, que o Snapchat trouxe a cultura de valorizar os momentos atuais (as últimas 24 horas).

Quais os seus planos após a conclusão do curso?
Pretendo fazer uma pós voltada a essa era virtual que ainda é algo tão novo e assusta muitas pessoas. Quero mostrar que a internet tem um potencial incrível além do bate papo da Uol e textões no Facebook.

Quem são suas referências pessoais e profissionais?
Tenho referência de MUITAS COISAS. Mas vou tentar ser breve.
Pessoais: Minha família, amigos e pessoas na rua (amo observar)
Profissionais: Melissa Mccarthy, Donata Meirelles (Vogue - que hoje se tornou uma amiga querida), Nizan Guanaes, Camila Coutinho, Hugo Gloss e Perez Hilton (Bloggers).

Qual look que você montou é o seu xodó? E qual te deu mais likes?
Não existe UM! HAHA Mas todos que dão muito trabalho quando olho o resultado final tenho um amor. Acho que foi a foto que fiz do look da Katy Perry. Ela curtiu, por sinal.

Ping Pong
"Já que é pra tombar, tombei" ou "Eu sou a diva que você quer copiar"?
Já que é pra tombar, tombei.

Coxinha ou batata frita?
Coxinha <3 Sim, podem me chamar de coxinha. Haha.

Hugo Gloss ou Thaynara OG?
Hugo Gloss.

Gabriela Pugliesi ou Erasmo Viana?
Pugli. (Mesmo falando com ela que tenho ódio, pois ela acorda às 5 da manhã de bom humor).

Rihanna ou Beyoncé em Salvador?
Rihanna. Sou favela, pow!

Inês Brasil ou Pedro Bial?
É aquele ditado, né: Inês, monamour!

Entrevista com @johndrops - Parte 2


Conheça a Carol - Soteropolitana, blogueira, linda, sonhadora e legal

“Ela tem força, ela tem sensibilidade, ela é guerreira”.
O verso de “Ela vai voltar” do Charlie Brown Jr pode definir Carolina Gonçalves, aluna de Publicidade e Propaganda  - IBES FACSAL. Pode, mas talvez não defina porque ela é difícil se definir. Um misto de mundo virtual e real, sorvete e acarajé, Jornalismo e Publicidade, vaidade e naturalidade.

Depois de muito ouvir “Você precisa fazer Jornalismo”, ela pesquisou sobre o curso de Publicidade e Propaganda e resolveu se jogar, na IBES FACSAL, é claro; “Como não tinha muita referência da IBES FACSAL, comecei a entrar em contato na cara de pau (sic) pelo facebook com algumas pessoas que vi que fazia esse curso lá, o retorno foi 100% positivo e não tive mais dúvidas”.

Não, eu não escrevi nem você leu errado. Carolina é apaixonada por comunicação e lembre-se que ela é difícil de se definir então, enquanto falavam “Jorna” ... Ela já estava se jogando em Publicidade e Propaganda.

Após entrar na IBES FACSAL ela comprovou as referências positivas que havia recebido. “Tudo é bem alcançável, sabe? Eu consigo falar com a coordenadora pelo facebook, o diretor retorna meu e-mail com agilidade, consigo esclarecer as coisas na secretaria sem burocracia... Outro ponto é a experiência: os professores estão todos no mercado, então as informações são práticas e em tempo real. A troca de experiências, o networking, vivenciar a área de perto é muito bom. ”

Falando nisso, ela já estagiou na agência SLA e na Bahia FM. Carol é inquieta e empreendedora, criou o blog http://www.mulhermelhore.com. Por que este nome? “Aaaah, a mulher precisa melhorar muito, sempre!  Precisamos melhorar, acima de todas as coisas, a nós mesmas. Não falo de gosto ou do guarda-roupa... Uma coisa mais profunda que isso - e mais difícil - que é a nossa essência; perder o medo de usar um batom azul, assumir o cabelo natural, escrever sobre os sentimentos...”

Perguntada onde almeja chegar, ela responde: “Ainda não sei uma área definida, pois gosto de produção, mas adoro mídias sociais. Gostaria de trabalhar com eventos e quero produzir conteúdo. São muitas coisas!” Jura Carol? Nem percebi.
Viu que eu disse que a moça é difícil de definir? Mas para que limitar, rotular?

Hoje você conheceu um pouco da Carolina. Durante o semestre você conhecerá mais dela e de outros alunos porque queremos mostrar quem constrói a IBES FACSAL, a faculdade da Carol. A Sua Faculdade.

Conheça a Carol


A Professora Gina Gomes, do Curso de Administração, lança Novas Publicações 

É com satisfação que apresentamos o segundo volume da coleção "Família e Interdisciplinaridade”, com o título: “Família no Brasil: Recursos para a Pessoa e Sociedade" que contempla, na parte II, que trata das relações da família e sociedade, o artigo “Violência(s) portas adentro: categorias relacionais como gênero e famílias em foco interdisciplinar” (p.313-338), escrito pela professora Gina Emília Costa Gomes em co-autoria com a professora Vanessa Cavalcanti. Lançamento em breve pela Editora Juruá (ISBN:978-85-362-5686).  O primeiro volume da coleção, com o  título: “Psicologia, Família e Direito” também contém outro artigo das mesmas autoras:Violência Familiar e doméstica em foco interdisciplinar: possibilidades contemporâneas e grandes enfrentamentos" (p.355-370).

Fotos Relacionadas

Projeto de Capacitação Profissional em Parceria com Academia Espaço Vittal

Em parceria com a academia Espaço Vittal, as faculdades IBES/FACSAL estão desenvolvendo um belo projeto de capacitação profissional que se estenderá por todo o ano para os funcionários da academia.

Nosso primeiro encontro aconteceu em 30 de abril de 2016, onde nossa Coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Isabela Sampaio compartilhou seus conhecimentos de Primeiros Socorros com orientações teóricas e muita atividade prática. O encontro foi um sucesso e, a cada mês, teremos um novo tema a ser compartilhado com nossos parceiros da Espaço Vittal.

Parabéns à academia por se preocupar em atualizar e capacitar seus funcionários constantemente! Afinal nós sabemos: o ensino e a atualização são fundamentais para o sucesso pessoal!

Fotos Relacionadas

Paciente da Clínica Escola das Faculdades IBES e FACSAL é Exemplo de Força, Perseverança e Vida

Márcia Roose, 62 anos, é paciente da Clínica Escola das Faculdades IBES e FACSAL desde agosto de 2015 na área de Fisioterapia Dermatofuncional.

Em 2005, Márcia recebeu o diagnóstico de câncer da mama direita, sendo necessária a realização de mastectomia radical (retirada da mama direita) e posterior quimioterapia e radioterapia.

Em 2014, detectou câncer na outra mama, a esquerda, necessitando também da mastectomia e de quimioterapia. Com isso, evoluiu com linfedema e restrição de movimento dos ombros.

Devido ao seu comprometimento com o tratamento fisioterapêutico, sua alegria e amor pela vida, hoje está se sentindo bem melhor, com redução do edema e melhora da funcionalidade.

São pessoas como ela que nos motivam e nos fazem enxergar a vida de uma maneira diferente: exemplo de força, perseverança e vida!

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Fisioterapia Aprendem Técnica "Dry Needling (Agulhamento a Seco)"

O Dry Needling (Agulhamento a Seco) é uma técnica inovadora que consiste na aplicação de agulhas em músculos para o alívio da dor em pontos de tensão. Ela também tem sido utilizada em outras lesões faciais e até em cicatrizes. Seu efeito tem sido amplamente estudado e os resultados extremamente favoráveis!

No estágio de Ortopedia Clínica das Faculdades Ibes e Facsal os alunos tem aprendido um pouco mais sobre essa técnica e junto com um supervisor habilitado, tem praticado e utilizado em alguns pacientes com essa demanda.

Fotos Relacionadas

Ladierte: um Exemplo de Superação e Persistência

Este é o nosso paciente Ladierte Barbosa Azevedo, 45 anos, atendido na Clinica Escola da Faculdade IBES/FACSAL desde de 2007 na área de fisioterapia com foco em reabilitação neurológica.

Após acidente vascular encefálico (AVE) que teve aos 28 anos a sua vida e de sua família mudou bastante pois, a partir desse evento, começou a luta pela sua reabilitação.

No começo do tratamento, não conseguia andar, nem realizar atividades da vida diária, por ter tido um AVE extenso, que comprometeu sua capacidade funcional totalmente.

Devido a sua persistência assim como da sua mãe, que o acompanha a todos os atendimentos, hoje já consegue realizar atividades da vida diária e anda com auxílio.

Ladierte, é um exemplo de superação e persistência, sempre chega aos atendimentos sorridente e contagia a todos com seu carinho e alegria de viver.

Casos como o dele é que apontam que o nosso trabalho caminha na direção certa de servir à comunidade e de mudar vidas para melhor.

Parabéns à equipe que participa da luta diária dos pacientes em suas recuperações e, principalmente, a Ladierte, pela força e positividade com que lida com vida!

Fotos Relacionadas

A Gente te Ajuda a Alcançar os seus Objetivos - Parcerias e Descontos

Parcerias e Descontos


Felipe e o Atendimento Humanizado

É papel de qualquer faculdade formar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho. Mas muitas se preocupam apenas em “formar”.

É papel de todo profissional que trabalha com atendimento realizá-lo da maneira mais humanizada possível. Mas nem todos são “humanos”.

Hoje vamos falar de um jovem formado em Fisioterapia e que tem deixado uma impressão positiva por onde passa, o Felipe Marques.

Felipe veio de Santa Inês para Salvador em busca do seu sonho: se tornar fisioterapeuta. Concluiu o curso no final do ano passado e é só elogios quanto à sua faculdade, que não por acaso, é a IBES FACSAL: “Com a capacidade de proporcionar mudanças intelectuais, emocionais e sociais nos indivíduos que por ela tiveram a oportunidade de passar, a IBES FACSAL, junto aos seus colaboradores vem fazendo a diferença no cenário atual, conquistando seu espaço e transformando pessoas em profissionais capacitados, éticos, e com visão humanizada. Nela cheguei, mudei meus conceitos, recebi e troquei conhecimentos, me tornei mais humano e pude ter a certeza de que nasci para ser Fisioterapeuta, pois percebi que a fisioterapia é deixar o amor sair pelas mãos em forma de cuidado. ”

Um depoimento tão lindo que a gente poderia encerrar por aqui, mas como o Felipe a gente quer ir além. Ele hoje cursa pós em Oncologia e quer se tornar uma referência profissional na área. E quanto a gente? Ah, a gente quer continuar sendo um instrumento transformador e capaz de formar muito mais profissionais como ele.

“Deixar o amor sair pelas mãos em forma de cuidado” é algo que Felipe aprendeu primeiramente com os pais Noelita e Jailson. A faculdade e os seus professores aprimoraram, mas ele precisava ter a vontade de executar este aprendizado e assim o fez. Hoje recebe elogios dos pacientes como responsável, pontual, hu-ma-no!

Felipe, somos muito gratos por tê-lo como aluno, amigo e inspiração para seguirmos em frente!

Felipe e o Atendimento Humanizado


O Ibes e a Facsal Doam Alimentos Arrecadados no Seminário Intercursos sobre Oncologia

No dia 02 de maio de 2016 o Ibes e a Facsal doaram 80kg de alimentos arrecadados no Seminário Intercursos sobre Oncologia. O NASPEC foi a instituição escolhida para receber a doação. O NASPEC acolhe pacientes oncológicos vindos do interior para realizar tratamento em Salvador! Acesse http://naspec.org.br/ para saber mais sobre o NASPEC.

Fotos Relacionadas

Livro "Indivíduos em Rizoma: Sociabilidade em rede na Internet" do professor Fabiano Oliveira

Tendo sido defendida em 2001, a dissertação de mestrado do professor Fabiano Oliveira se mostra atual e agora está disponível em formato de livro digital, publicado pela editora Novas Edições Acadêmicas. Basta clicar aqui para fazer o download do seu exemplar.


AVISO: Editora Mundial

Prezado(a) aluno(a),
vimos por meio deste alertar para uma prática não aprovada por esta instituição realizada por uma Editora denominada Mundial.

Trata-se de vendedores que ligam para os alunos dizendo que a Mundial tem acordo com a Faculdade e que, para que o aluno possa chegar ao final do curso deve comprar um kit de livros. O vendedor pede que confirme alguns dados e começa a perguntar pelo endereço, CPF e outros dados pessoais do aluno. Neste momento ele efetua a venda e emite um boleto que se recusam a cancelar.

Esclarecemos que:

01 - A faculdade não compartilha os dados de nenhum aluno com nenhuma empresa.
02 - A faculdade não tem convênio ou acordo com nenhuma Editora.
03 - A faculdade não autorizou nenhuma empresa a falar em seu nome.
04 - Não há necessidade alguma de comprar qualquer kit de livros como condição para chegar ao final do curso.
05 - A faculdade já registrou Boletim de Ocorrência desde 2014, registrou reclamação em site específico para reclamações e manteve contato com a Empresa no sentido de fazer cessar essa prática ilegal.
06 - A Editora informou que cessará os contatos em 15 de março de 2016.

Aconselhamos a:

01 - Não confirmar ou ceder nenhum dado a qualquer vendedor ou representante de vendas.
02 - Não efetuar compra de kit ou livro algum.
03 - Anotar hora data e telefone que entrou em contato. Repassar os dados para a coordenação do seu curso.

A Direção


Ação Saúde na Praça

Nos meses de julho e agosto de 2015 os cursos de Fisioterapia e Enfermagem do IBES e da Facsal realizaram a ação Saúde na Praça que consiste em dar atendimento à comunidade indo até ela, ou seja, na praça.

Foram três fins de semana em que os alunos mediram índice glicêmico, aferiram pressão sanguínea, determinaram IMC, ensinaram alongamento e aplicaram massoterapia, sempre sob a batuta das coordenadoras professora Lay Bêribá,professora Renata Brito e professora Isabela Sampaio.

Foram dias de contato com a comunidade inesquecíveis em que os alunos puderam colocar em prática aspectos da profissão que escolheram num clima gostoso e descontraído. A comunidade IBES FACSAL e as comunidades do Imbuí e da Boca do Rio agradecem todos alunos, funcionários de apoio e professoras que trabalharam duro pela saúde!

Semestre que vem tem mais!

Fotos Relacionadas

Os Benefícios da Prancha Ortostática

A prancha ortostática define-se por ser um recurso de tecnologia assistida muito efetivo para a adequação postural na posição ortostática (ficar em pé), podendo ser utilizado para pacientes de todas as faixas etárias (crianças, adultos e idosos) que apresentem déficit de controle postural em ortostase.

O paciente quando posicionado na prancha melhora o alinhamento e a estabilidade postural sendo possível minimizar as alterações de tônus muscular, favorece o ganho de força e diminui possíveis movimentos involuntários proporcionando condições para que possa treinar com objetos; consequentemente poderá empregar melhor contato e acompanhamento visual para focar no treino de atividades funcionais.

Na Clínica Escola de fisioterapia da IBES/FACSAL temos ganhado bastante com o uso deste valioso recurso!

Fisioterapia


"Foi Fantástico e Inesquecível. Senti o Quanto era Capaz de Superar mais um Grande Desafio na Minha Vida" - Ex-aluno IBES/FACSAL

Depoimento

Clarcson, devido a uma paralisia cerebral, já nasceu quebrando barreiras e após se formar em Administração na IBES FACSAL, ele se sente pronto para enfrentar qualquer desafio.

Se a vida é uma competição, Clarcson diz que a mãe é a sua treinadora. "Quanto às dificuldades, sempre tive, mas graças a Deus a minha mãe sempre me ensinou a superá-las enfrentando todos os tipos de preconceito e isso me fez ver que no mundo existe lugar para todos, independente de raça, credo ou sexo".

No curso de Administração, venceu não só as barreiras dos cálculos matemáticos, como também da fala: "colegas, professores e funcionários todos sempre procuraram me entender apesar da minha dificuldade na fala, nas apresentações orais em sala de aula fui incentivado a fazer e a primeira me marcou porque ao terminar fui aplaudido por todos. Foi fantástico e inesquecível. Senti o quanto eu era capaz de superar mais um grande desafio na minha vida". Ele destaca o apoio da professora e coordenadora Áliger Pereira e diz que foi como uma mãe. Então, com duas mães, ficou mais fácil quebrar as barreiras, né Clarcson?

Ele realizou dois estágios e agora está cursando pós em Gestão de Pessoas, pois sabe que é "um exemplo para muitas pessoas principalmente para aqueles que me conhecem desde que eu nasci e minha formação é uma grande superação para todos eles". É isso aí, Clarcson, continue quebrando barreiras e conte com a IBES FACSAL para isso!


De Operadora de Máquina de Fotocópia a Chefe de Tesouraria. Conheça a história de Renata!

"Eu Quebro Barreiras: Renata

Entrar no mercado de trabalho é sempre um desafio: todo mundo tem expectativas, sonhos e necessidades pra lidar nesse processo. Por isso a gente fica tão feliz de fazer parte da jornada de Renata.

Há sete anos ela chegou aqui, com a cara e a coragem, buscando seu primeiro emprego. Barreira dura? Não pra ela. "Foi um choque de emoções e sentimentos no momento em que eu recebi a informação que eu estava contratada. Me senti orgulhosa, nervosa e ao mesmo tempo acolhida. As pessoas me acolheram tão bem que com pouco menos de um mês de trabalho eu já dominava o que fazia", conta.

E a moça fez por onde ser reconhecida. O emprego era de Operadora de Máquina de Xerox. Cerca de um ano depois, foi promovida a Auxiliar da Tesouraria da faculdade, e hoje é a chefe do setor. “Isso só me traz muito orgulho como pessoa e profissional. É muito bom ter o seu trabalho reconhecido e aqui eu encontrei pessoas que souberam reconhecer e valorizar o meu”, explica.

Mas as conquistas dela não pararam por aí: a experiência do trabalho fez com que ela escolhesse estudar Administração. E ela detalha o que a influenciou a escolher a instituição de ensino: "Eu poderia ter escolhido qualquer outra faculdade de Salvador, isso não seria nenhum problema. Mas acredito no ensino e na seriedade da IBES e da FACSAL.

Mais do que cargos e setores, nossa equipe é formada por pessoas. Renata sente isso também. Trabalhar e estudar no mesmo local poderia ser uma rotina estressante, mas pra ela é motivante: “Aqui eu tive a grande felicidade de ter como diretor o professor Daniel Branco, que incentiva o crescimento profissional dos funcionários e ajustou meus horários para que eu não ficasse prejudicada no trabalho ou nos estudos”, ela comenta sobre a rotina.

E não para por aí não! A futura administradora tem sonhos muito maiores que a graduação, mas sobre isso ela faz mistério. Da parte da gente, o que tem de sobra é orgulho de ter uma pessoa tão maravilhosa conosco.

Valeu, Renata, por ter nos escolhido lá atrás e continuar fazendo parte dessa comunidade até hoje, quebrando barreira atrás de barreira. Você merece o que conquistou até hoje - e, no que depender da gente, tudo o mais que ainda vai vir."


Escritório de Assistência Jurídica - EAJ atua Junto à Comunidade Gratuitamente desde 2006

O Escritório de Assistência Jurídica - EAJ atua junto à comunidade com grande sucesso oferecendo orientação jurídica e encaminhamento de demandas GRATUITAMENTE desde 2006.

A partir de 2014, com a implementação do Balcão de Justiça e Cidadania sob a chancela do Tribunal de Justiça da Bahia, tornou-se centro de Mediação onde várias contendas jurídicas são resolvidas e homologadas com força de decisão judicial eliminando a necessidade de recorrer aos demorados processos que atolam a justiça.

Assim, o Balcão realizou, no ano de 2014, mais de 300 atendimentos, o que demonstra o sucesso desta parceria entre Comunidade, Faculdade e Tribunal.

Durante o período de funcionamento, 179 atendimentos foram direcionados às sessões de mediação/conciliação, enquanto 142 foram referentes à orientação jurídica ou encaminhamento ao setor competente, para prestar o devido acompanhamento à questão jurídica apresentada.

Dessa forma esperamos trabalhar com maior afinco e dedicação em 2015, tendo a certeza de que alcançaremos resultados ainda melhores, a fim de não apenas prestarmos um serviço de qualidade aos nossos assistidos, mas, sobretudo, contribuirmos para o crescimento dos nossos estudantes e comunidade."


Aluna Ana Carolina é Aprovada na OAB antes de Terminar o Curso

É com muita satisfação que a Faculdade FACSAL/ISEC parabeniza a aluna Ana Carolina Dalcum por já ter obtido aprovação no Exame Unificado da OAB, conquanto ainda esteja a cursar o décimo semestre do curso de Direito.

Essa aprovação evidencia que, aliando-se a qualidade de ensino da FACSAL a muito esforço e dedicação, os alunos estão cada vez mais próximos de uma exitosa e próspera carreira profissional.


Virote 2012

Sucesso do Virote : Fotos do Bahia - ROSA

Que o Virote 2012 foi um sucesso, todo mundo já sabe.

Não foi a toa que todos os alunos participantes, nas equipes ou no apoio, além de alguns professores agradecerem por poder participar deste evento. O curso de publicidade do Ibes recebeu muitas felicitações pelo evento, mas isto foi o resultado do empenho de todos, porque já percebemos que unidos, alunos, professores e faculdade somos muito mais produtivos.

Sabemos também que a agência Marcativa ( http://www.marcativa.com/ ) que foi nossa parceira do evento deste ano ficou surpresa com a qualidade do nosso trabalho, das nossas idéias, do nosso empenho e, nas palavras deles, da nossa garra. Então, isto também não é mais novidade.

A novidade é que a admiração da agência pela criatividade da equipe vencedora gerou a viabilização real da ação pela agência, com pequenas adaptações.

A ideia da ação promocional do Outubro Rosa criada pelos alunos Lana, Rafael, Vitória e Raquel, resultado do desafio do Virote 2012, foi de fato aproveitada de imediato pela agência parceira. Ontem, no jogo do Bahia x Palmeiras, a agência Marcativa viabilizou a ação do outubro rosa e esta alcançou visibilidade nacional.

Ou seja, nossos alunos, hoje estagiários da agência Marcativa, já tiveram a possibilidade de ver uma criação sua ganhar o país!

Acho que cada um de nós compartilha no peito um pouco do orgulho que estes meninos estão sentindo agora. E é por sempre compartilharmos tudo, que colocamos o data show ontem na entrada da faculdade para projetar a entrada dos jogadores do Bahia vestidos com camisas rosa. Quem não viu, e quem já viu, pode ver mais no blog da Marcativa:

http://www.marcativa.com/blog/2012/10/o-esquadrao-de-aco-tambem-ficou-rosa/

Hoje podemos dizer que, enquanto o time do Bahia entrava no estádio de Pituaçu, nosso curso de PUBLICIDADE DO IBES entrava ainda mais no mercado.

Graças a Marcativa, graças a nós, graças a vocês.

Que possamos continuar juntos a projetar grandes voos pois, como diz o poeta: "Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade."


Campanha pede para zelar pelo Novo Campus

A faculdade lançou a campanha interna de conscientização para o bom uso e conservação dos móveis, equipamentos e instalações da faculdade. Os cartazes e plaquetas informam, por exemplo, que só neste semestre foram compradas mais de 700 cadeiras acolchoadas novas para o conforto dos alunos.

Cada plaqueta pede pela conservação do que foi feito com carinho para o aluno, pedindo, ainda a colaboração de cada um para não permitir que ninguém faça mau uso do que a faculdade oferece para o conforto do próprio aluno.

Atitudes simples como não colocar os pés na parede, não rasgar as cadeiras e não pisar na grama são elementos básicos para convivência saudável no novo Campus e devem ser lembradas e defendidas por todos nós.

Participe e ajude a faculdade a criar um ambiente cada vez melhor para você.

Fotos Relacionadas

A Íntegra Comemora Dois Anos de Atividades!

A Íntegra, empresa júnior do IBES/Facsal, desenvolve projetos que contribuem para a formação técnica e humanística dos seus alunos. A partir de idéias lançadas tanto pelos professores quanto pelos alunos, elas se transformam em projetos e, como todo projeto, terá sucesso se contiver os elementos obrigatórios: objetivo, prazo, recursos, etc. É uma verdadeira prática de gestão, desenvolvida pelos alunos e supervivionada pelos professores.

Assim, acabamos de concluir o projeto IRPF 2011, que ofereceu assessoria à declaração de IRPF. desenvolvemos também alguns manuais úteis aos alunos e egressos da instituição, como o de reforma ortográfica e o de orientação de entrevistas de emprego. Outro projeto importante, e continuado, é a Semana do Gestor, que promove ciclo de palestras, oficinas, minicursos, nos segundos semestres de cada ano letivo para os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Desta forma a Íntegra entende estar auxiliando os alunos a agregar valor a sua formação, enriquecendo-a e a ampliando. Abaixo um resumo das nossas principais atividades ao longo dos últimos anos:

2009.1:
- Cadastramento/recadastramento dos alunos dos cursos de Administração e Ciencias Contábeis
- Elaboração do Projeto Administrar-Ação, e primeiras ações (confecção de camisas identificadoras, contatos com a comunidade do Alto de Santa Cruz).
- Desenvolvimento de cartilha com orientações sobre a reforma ortográfica
- Desenvolvimento de cartilha orientadora quanto a procedimentos em entrevistas de emprego
- Desenvolvimento de pesquisa sobre o perfil dos alunos do IBES/Facsal
- Promoção de campanha de doação de material escolar a entidade carente de Salvador, na comunidade de Escada
- Desenvolvimento de boletim eletrônico informativo voltado aos alunos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
- Desenvolvimento de site próprio da Íntegra

2009.2:
- Cadastramento/recadastramento dos alunos dos cursos de Administração e Ciencias Contábeis
- Dar continuidade ao Projeto Administrar-Ação.
- Desenvolvimento de cartilha com prientações sobre a reforma ortográfica
- Desenvolvimento de cartilha orientadora quanto a procedimentos em entrevistas de emprego
- Desenvolvimento de boletim eletrônico informativo voltado aos alunos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
- Desenvolvimento de site próprio da Íntegra
- Elaboração e implementação do Projeto Semana do Gestor.

2010.1:
- Cadastramento/recadastramento dos alunos dos cursos de Administração e Ciencias Contábeis
- Adiamento do Projeto Administrar-Ação.
- Conclusão, e colocação no site da instituição, de cartilha com prientações sobre a reforma ortográfica
- Conclusão, e colocação no site da instituição, de cartilha orientadora quanto a procedimentos em entrevistas de emprego
- Desenvolvimento de boletim eletrônico informativo voltado aos alunos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
- Desenvolvimento de site próprio da Íntegra

2010.2:
- Cadastramento/recadastramento dos alunos dos cursos de Administração e Ciencias Contábeis
- Conclusão de boletim eletrônico informativo voltado aos alunos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
- Desenvolvimento de site próprio da Íntegra
- Elaboração e implementação do Projeto II Semana do Gestor. Projeto não foi implementado por dificuldades de agenda com relação aos convidados.
- Realização do Projeto Dia de Responsabilidade Social, em conjunto com os demais cursos do IBES/Facsal.

2011.1:
- Cadastramento/recadastramento dos alunos dos cursos de Administração e Ciencias Contábeis
- Divulgação de boletim eletrônico informativo voltado aos alunos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis
- Desenvolvimento de site próprio da Íntegra
- Elaboração do Projeto II Semana do Gestor, que será implementado no segundo semestre.
- Realização do Projeto IRPF 2011.
- Formatação do Projeto Revista Eletrônica do IBES/Facsal, a ser implementado até o segundo semestre.


ATENÇÃO ALUNO DE FISIOTERAPIA: Informações sobre estágio

Informamos que, para cursar os estágios a partir do semestre 2011.2, os hospitais estão EXIGINDO cartão de vacinação do estudante com a comprovação das seguintes vacinas: HEPATITE B, GRIPE E TÉTANO. Logo, no ato da matrícula, cada aluno deverá deixar na secretaria a CÓPIA do cartão de vacinação devidamente preenchido para ser arquivado e encaminhado aos hospitais conveniados, sob pena de não poder cursar os estágios hospitalares.


Clínica Escola ultrapassa 2000 atendimentos gratuitos para comunidade carente

Desde janeiro de 2006, quando foi implantada, a Clínica Escola de Fisioterapia das Faculdades Ibes e Facsal, REVITA, tem realizado atendimentos gratuitos á população carente do bairro do Cabula, em diversas áreas da Fisioterapia, incluindo a área de Neurologia adulto.

Estes atendimentos já ultrapassam número de 2000 de acordo com levantamentos estatísticos que realizados mensalmente e estudos feitos pelos próprios alunos e supervisores de estágio.

Do mês de agosto até novembro de 2010 foram realizados 324 atendimentos em pacientes com seqüelas de AVE, doença de parkinson, entre outros distúrbios neurológicos.

Estas pessoas são beneficiadas com atendimento fisioterapêutico de qualidade, focado no bem estar do paciente como um todo, e não apenas na patologia, visando o reestabelecimento da capacidade funcional e laborativa dos pacientes e principalmente na qualidade de vida.

Os atendimentos são realizados individualmente pelos estagiários de fisioterapia dos últimos semestres das faculdades, que são supervisionados por professores fisioterapeutas.

Fotos Relacionadas

Aluno de Direito Alcança o 5° lugar no "Thunder Race Triathlon Challenge"

No dia 25 de outubro de 2010, o aluno de direito Francisco Brandão realizou um feito inédito para o atletismo do nordeste. Com muito esforço e dedicação, alcançou o 5° lugar no Thunder Race Triathlon Challenge, o triathlon longo mais difícil já realizado no Brasil. A prova que aconteceu no Paraná foi completada em 9 horas e 13 minutos e contou com desafios como 3km de natação, 150km ciclismo e 28km corrida. Para se ter uma ideia do nível de exigência da prova, de 117 competidores que começaram, somente 59 cruzaram a linha de chegada. Agora Francisco, aluno do Ibes que conta com o apoio das faculdades Ibes e Facsal, tem sua vaga no mundial garantida por antecipação. Parabéns, Francisco!

Fotos Relacionadas

Projeto EAJ vai à Comunidade

Dando continuidade ao Projeto EAJ vai à Comunidade, as Instituições de Ensino Superior IBES e FACSAL, no dia 18 de setembro de 2010, estiverem presentes na comunidade do Nordeste de Amaralina  com a participação dos alunos do 10º semestre, que realizaram palestra que teve como tema A Violência Doméstica, além de terem prestado atendimento jurídico.

Este projeto dá oportunidade aos alunos de sentirem de perto a realidade social das comunidades de nossa cidade e de prestarem um serviço pautado em uma orientação educativa, utilizando-se de métodos e técnicas da profissão que abraçaram.

Com estas considerações, apresentamos fotos do evento, que ganhou corpo no nosso meio acadêmico, na medida em que os alunos abraçaram o projeto demonstrando comprometimento e seriedade para a consecução do mesmo.

Fotos Relacionadas

Ação Comunitária do Escritório de Assistência Jurídica

"No dia 24 de abril de 2010, foi realizada a ação comunitária do Escritório de Assistência Jurídica, o EAJ composto pelos alunos do curso de Direito do Ibes e da Facsal. Desta vez a visita foi à Associação Beneficiente Cultural dos Moradores da Polêmica e Parque Bela Vista. Em um dia de muito movimento na comunidade foi oferecido atendimento jurídico gratuito na área de Direito de Familia, abrangendo:

Separação judicial, Álvara judicial, Pensão Alimentícia, Guarda de Menor, Retificação de Registros e Exoneração de Alimentos.

Alunos e mestres palestraram sobre direito de família e depois atenderam individualmente membros da comunidade tirando dúvidas e orientando de forma pessoal."

Fotos Relacionadas